Arquivo de setembro 29Etc/GMT+3 2009
.

Bolo de Carne

Ingredientes:

500g de carne bovina moída
1 ovo
3/4 xícara de leite
1/4 xícara de cebola bem picada
2 colheres (sopa) de salsa
1/2 xícara de migalhas de pão
uma boa pitada de noz moscada
sal e pimenta do reino
1/4 xícara de catchup
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de mostarda

Modo de fazer:

Numa tigela coloque o pão de molho no leite, reserve. Em outra tigela misture a carne, o ovo, a cebola, a salsa, a noz moscada, a pimenta e o sal, adicione o pão (amasse para retirar o excesso do leite) e misture bem. Coloque em uma fôrma pequena e alta e asse em forno médio (200° C) pré-aquecido por 40 minutos (se for necessário retire o excesso de líquido da fôrma),  coloque sobre o bolo a cobertura e asse por mais 10 minutos. Para a cobertura misture o catchup, o açúcar e a mostarda.

.

Nhoque de Espinafre

Tradicionalmente servido no dia 29 e com dinheiro sob o prato, esse costume entre os italianos se espalhou pelo mundo como um ritual para atrair sorte e fortuna.

Ingredientes:

1 xícara de espinafre cozido e bem picado
1 1/3 xícara de ricota
1/3 xícara de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
8 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
uma pitada generosa de noz moscada
sal e pimenta do reino

Modo de fazer:

No processador (uso o pulsar do liquidificador) desmanche a ricota, adicione o espinafre e bata até a mistura ficar cremosa, junte os ovos, o sal, a pimenta, a farinha peneirada, a noz moscada e misture bem. Leve ao refrigerador por pelo menos 30 minutos. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e com as mãos (também enfarinhadas) amasse um pouco, separe pequenos pedaços, faça rolos de aproximadamente 1,5 cm de espessura e corte em pedaços. Cozinhe em água fervente (com um pouco de sal) e quando o nhoque subir, retire com uma escumadeira e reserve. Quando todos já estiverem cozidos, aqueça uma panela grande, coloque a manteiga e os nhoques, deixe dourar por alguns segundos. Servi com molho de tomate e também com molho de queijo.

.

Tomates

Este é o molho básico de tomate da Cozinha Italiana.

Ingredientes:

1 lata de tomate pelado (ou 800g de polpa de tomates frescos, sem as peles e as sementes)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 dentes de alho amassados
2 xícaras de água
1 colher (chá) de orégano (opcional)
1/2 colher (sopa) de manjericão
1 pitada de açúcar
1 colher (chá) de sal

Modo de fazer:

Numa panela coloque o azeite, junte o alho e frite sem deixar mudar de cor, adicione os tomates e o caldo da lata, mexa com uma colher de pau, até os tomates ficarem macios, diminua o fogo, coloque a água , tampe a panela e cozinhe até o molho engrossar, junte o orégano, o manjericão, o açúcar, o sal, misture e cozinhe por mais uns 2 minutos.

.

Pan Bagna

É um sanduíche bem molhado feito em camadas. Em Nice é um alimento de rua, mas pode ser facilmente transformado em aperitivo. Pode ser feito com quaisquer ingredientes à moda Provençal (anchovas, atum, pimentão, alcaparras, azeitonas, rúcula, alface, rabanete…), mas seja qual for a combinação deve ser bem úmido.

Ingredientes:

1 pão baguete grande
1/2 lata de atum
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 dente de alho esmagado
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1/3 xícara de queijo de cabra
8 azeitonas pretas
1/4 xícara de rúcula rasgada finamente
1/4 xícara de radite rasgado finamente
1 tomate médio cortado em fatias
8 folhas de manjericão fresco
sal e pimenta do reino
filme plástico

Modo de fazer:

Numa tigela misture 3 colheres do azeite, o alho, o vinagre, o sal e misture bem, reserve. Corte o pão no sentido horizontal, espalhe o restante do azeite e coloque primeiro o queijo, depois as azeitonas, a rúcula, o radite, a pimenta, o sal e 1/3 da mistura reservada. Agora junte o atum, mais a metade do que sobrou da mistura, as fatias de tomate, o manjericão e o restante da mistura. Cubra o sanduíche com a parte de cima do pão, aperte bem, enrole em filme plástico bem apertado e ponha um peso por cima para achatá-lo ainda mais. Leve ao refrigerador com o peso por várias horas. Sirva ligeiramente gelado.

.

Pudim de Queijo

Este doce faz parte do caderno de receitas da Vó Xandoca, escrito por volta de 1910.

Ingredientes:

6 gemas
1 1/2 xícara de açúcar
3 xícaras de leite
1 colher (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de farinha de trigo ou amido de milho
Para a caramelizar a fôrma:
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água bem quente
1 fôrma com furo no meio

Modo de fazer:

Numa panela derreta o açúcar em fogo brando, junte 1/2 xícara de água bem quente, misture e deixe ferver até obter uma calda fina. Coloque a calda na fôrma e reserve. No liquidificador bata o leite, as gemas, a manteiga, o açúcar, o queijo ralado e a farinha ou o amido até ficar homogêneo. Coloque a mistura na fôrma e asse em forno médio (180° C) em banho-maria por 90 minutos. Espere esfriar para desenformar. Para facilitar na hora de desenformar, coloco o fundo da fôrma no fogo do fogão para soltar a calda.

Pesquisar

Receba por e-mail

E-mail:
          


Todas as receitas estão no Petitchef

Blog Saboroso no Receitas na Rede

Dicas e receitas Pra Cozinha

Top blogs de receitas